O Seguro Responsabilidade Civil Geral é uma das soluções mais eficientes para proteger o seu negócio de possíveis danos causados a terceiros, sejam eles materiais, corporais ou morais. Neste post, iremos aprofundar no tema para que você entenda como esse seguro funciona e quais as principais vantagens que a sua empresa tem ao contratá-lo.
O que é o Seguro Responsabilidade Civil Geral?
Primeiramente, é importante entendermos que o termo Responsabilidade Civil se refere à obrigação, prevista por lei, de reparar o dano que uma pessoa causa à outra. No âmbito empresarial, a legislação também prevê esse compromisso de ressarcir um terceiro, em caso de prejuízo involuntário. É aí que surge a necessidade de uma apólice de Seguro Responsabilidade Civil Geral (Seguro RC Geral).
Ela protege o segurado, em casos de danos materiais causados à propriedade alheia, lesões corporais e danos decorrentes de ações por parte de quem contrata o seguro. Essa proteção inclui a preservação dos recursos financeiros e do patrimônio da empresa, caso essa venha a ser responsabilizada civilmente por algum prejuízo causado a terceiros.
Por que é importante contratar o Seguro RC Geral?
Mesmo que você tome todas as medidas preventivas necessárias, o seu negócio, ainda sim, está sujeito a acidentes ou erros que podem afetar outra pessoa. Com isso, você terá gastos (judiciais e indenizatórios) que podem impactar significativamente o seu fluxo de caixa.
Além disso, em muitos casos, o Seguro Responsabilidade Civil Geral é uma exigência contratual, ou seja, se sua empresa não possuir a apólice, ficará impedida de fechar um negócio.
Quais são as principais coberturas deste tipo de seguro?
Como já dissemos anteriormente, a principal função do Seguro RC Geral é reparar os prejuízos financeiros e patrimoniais do segurado, decorrentes de um dano provocado a terceiros de forma involuntária. Inclusive, os gastos com ações emergenciais destinadas a evitar ou minimizar tais prejuízos.
As coberturas básicas são:
– Custos judiciais, honorários de advogados, perícias e defesa do segurado;
– Despesas decorrentes de investigação, defesa e apelação, exceto gastos administrativos, como salários;
– Perdas e prejuízos financeiros, incluindo lucros cessantes, onde as perdas tenham relação com os riscos contratados.
Além das coberturas básicas, é possível incluir proteções extras que ampliam o escopo do seguro e trazem ainda mais tranquilidade para o negócio. Por exemplo:
– Danos causados a terceiros por um veículo a serviço do segurado, desde que este não seja de sua propriedade;
– Danos causados durante uma prestação de serviços do segurado, em um local que não o pertence;
– Danos causados a terceiros durante atividades de construção, reformas e instalações;
– Danos corporais durante o exercício da profissão e que acarretem em indenizações.
– RC Empregador
– Danos morais, desde que esteja diretamente ligado aos danos materiais e/ou corporais causados a terceiros.
Existe uma gama enorme de coberturas que podem ser contratadas de acordo com o segmento do negócio ou com a atividade exercida.
Como você pode notar, ter um Seguro Responsabilidade Civil Geral é fundamental para resguardar o seu negócio e evitar prejuízos financeiros que podem afetar significativamente as suas operações. Na Finlândia Seguros, contamos com uma equipe de profissionais especializados para te orientar na escolha das melhores coberturas e atender as necessidades específicas da sua empresa.
Ainda tem dúvidas sobre o Seguro Responsabilidade Civil Geral? Fale conosco!