Política de Privacidade

Introdução:
A Finlândia acredita na transparência, e por isso achamos que você precisa entender quais dados nós coletamos de você. Como eles são usados, compartilhados e depois eliminados.
Nosso objetivo com essa política é de que você consiga compreender o que fazemos e como fazemos o tratamento dos seus dados.
Então, leia com atenção o documento, e pode ficar tranquilo, ele é simples e não muito grande. Pensamos em você ao elaborá-lo, pois sabemos que nos dias de hoje ninguém tem tempo, ou paciência, para ficar lendo um documento enorme.
Contudo, antes de começarmos, quero te contar que a Finlândia Seguros se empenha em cuidar, não apenas da sua segurança, por meio dos seguros, mas também da sua privacidade e seus dados pessoais.
Para facilitar a leitura, colocamos no final desta política um glossário, para traduzir o significado de algum termo que consta na lei. Mas para tornar a leitura mais dinâmica, sempre que escrevermos esse termo, colocaremos um link para que você possa clicar na palavra e ir direto para o significado.
Se ainda assim, você ficar com alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail privacidade@finlandiaseguros.com.br.

GLOSSÁRIO:
Agentes de tratamento: o controlador e o operador;
Autoridade nacional: órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento desta Lei em todo o território nacional;
Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;
Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;
Dado Pessoal: informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;
Dado Pessoal Sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
Descarte: exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado;
Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;
Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;
Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;
Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais; como as que se referem a:

• acesso – possibilidade de comunicar-se com um dispositivo, meio de armazenamento, unidade de rede, memória, registro, arquivo etc., visando receber, fornecer, ou eliminar dados;
• armazenamento – ação ou resultado de manter ou conservar em repositório um dado;
• arquivamento – ato ou efeito de manter registrado um dado, embora já tenha perdido a validade ou esgotada a sua vigência;
• avaliação – ato ou efeito de calcular valor sobre um ou mais dados;
• classificação – maneira de ordenar os dados conforme algum critério estabelecido;
• coleta – recolhimento de dados com finalidade específica;
• comunicação – transmitir informações pertinentes a políticas de ação sobre os dados;
• controle – ação ou poder de regular, determinar ou monitorar as ações sobre o dado;
• difusão – ato ou efeito de divulgação, propagação, multiplicação dos dados;
• distribuição – ato ou efeito de dispor de dados de acordo com algum critério estabelecido;
• eliminação – ato ou efeito de excluir ou destruir dado do repositório;
• extração – ato de copiar ou retirar dados do repositório em que se encontrava;
• modificação – ato ou efeito de alteração do dado;
• processamento – ato ou efeito de processar dados;
• produção – criação de bens e de serviços a partir do tratamento de dados;
• recepção – ato de receber os dados ao final da transmissão;
• reprodução – cópia de dado preexistente obtido por meio de qualquer processo;
• transferência – mudança de dados de uma área de armazenamento para outra, ou para terceiro;
• transmissão – movimentação de dados entre dois pontos por meio de dispositivos elétricos, eletrônicos, telegráficos, telefônicos, radioelétricos, pneumáticos etc.;
• utilização – ato ou efeito do aproveitamento dos dados.

Uso compartilhado de dados: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicas no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados

Quais são os dados tratados pela Finlândia?
• Dados de cadastro: Nome completo, CPF, telefone de contato, e-mail,
• Dados para cotação de seguro – Esses dados variam de acordo com o produto a ser cotado: assinatura, CPF, data de nascimento, sexo, cargo, município que reside, formação profissional, número de registro em órgão de classe, CID, data de nascimento
• Dados para análise de risco do seguro: Imposto de renda do sócio, certificado do imposto de renda, relatórios médicos.
• Dados para realização de endosso: nome, cargo, contato
• Dados para contato: nome, telefone
• Dados para ações de marketing: nome, e-mail, telefone
• Dados para cadastro na área do cliente: nome, e-mail, cpf, telefone
Cookies: conforme descrito em nossa Política de Cookies.

Quando as informações são ligadas a um CNPJ, por exemplo, nome do sócio, elas podem ser obtidas através de fontes públicas.

Quais são as finalidades de tratamento dos seus dados?
Segundo a LGPD, o seu dado só pode ser tratado se houver uma finalidade, ou seja, um motivo justo para isso.
Deste modo, a maior parte dos dados tratados pela Finlândia é relacionado a informações da empresa, ou seja, do próprio CNPJ, uma vez que a maioria dos seguros é voltado para pessoa jurídica.
As principais informações tratadas são: nome empresarial, capital social, CNPJ, contrato social, balancete, telefone e e-mail corporativo, etc.
Essas informações, por não serem dados pessoais, não são abarcadas pela Lei Geral de Proteção de Dados.
Em relação aos dados pessoais, estes são tratados dentro das seguintes finalidades:
a) Cadastro na área do cliente;
b) Cotação de seguro;
c) Análise de risco;
d) Fechamento de contrato;
e) Endosso;
f) Execução de atividade voltada ao relacionamento e atendimento do cliente;
g) Ações de marketing nas redes sociais visando novos clientes;
h) Cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias;

Bases Legais
O tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado nas seguintes hipóteses:
i. Mediante o fornecimento de consentimento pelo titular dos dados pessoais;
ii. Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
iii. Para a realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
iv. Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados;
v. Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral;
vi. Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiros;
vii. Para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde;
viii. Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiros, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais;
ix. Para a proteção do crédito, inclusive quanto ao disposto na legislação pertinente.
A base legal do Consentimento terá procedimentos próprios que devem ser aplicados para garantir sua aplicabilidade e avaliação válida e estão dispostos no documento de Gestão do Consentimento .

A Finlândia compartilha seu dado com alguém?
Existem três hipóteses para a Finlândia compartilhar o seu dado com terceiros.
1ª – Cotação do Seguro:
A atividade da Finlândia é deixar a sua vida mais fácil e isso é feito quando nós realizamos cotações de seguros em diferentes empresas procurando sempre a melhor taxa e atendimento para você.
Contudo, para que seja possível cotar o seu seguro, é necessário que compartilhemos os seus dados.
2ª – Prestadores de Serviço:
Em algumas situações, a Finlândia contrata outras empresas para auxiliar na prestação do serviço. Isso acontece, por exemplo, nos softwares internos contratados para gerir nosso trabalho ou na empresa de envio de e-mails.
Apenas compartilhamos os dados estritamente necessários para a realização da prestação de serviço.
3ª – Obrigação Legal ou Regulatória:
Em algumas situações, quando a legislação impõe, ou até por intimação judicial, a Finlândia pode ser obrigada a compartilhar seus dados.
Nesse caso, apenas os dados necessários e cobertos pela legislação ou intimação serão compartilhados.

Você tem direitos!
Com a Lei Geral de Proteção de Dados, você passou a ter direitos e agora queremos que você entenda quais são esses direitos e como você poderá realizar a solicitação.
a) Confirmação da existência: você pode solicitar a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus dados pessoais;
b) Acesso aos dados: você poderá ter acesso a todos os dados pessoais que a Finlândia trata de você;
c) Correção de dados: você pode solicitar a correção dos seus dados caso eles estejam incompletos, errados ou desatualizados;
d) Anonimização, bloqueio ou eliminação;
e) Portabilidade: Você pode solicitar a transferência de seus dados pessoais a terceiros, desde que a transferência não viole os segredos de negócios da Finlândia;
f) Informação sobre o compartilhamento: Você tem o direito de saber com quais entidades públicas e privadas são compartilhados os seus dados pessoais;
g) Oposição ao tratamento de dados: Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus dados pessoais, você pode apresentar oposição e solicitar a sua interrupção.

Para realizar a solicitação, basta enviar um e-mail para privacidade@finlandia.com.br.

Por quanto tempo a Finlândia vai guardar os seus dados?
Os dados são tratados e guardados pelo tempo necessário para cumprir as finalidades, inclusive as de obrigação legal, ou seja, quando a Finlândia precisa armazenar um dado por força de lei.

Essa política pode mudar?
Este documento poderá sofrer mudanças.
Quando isso acontecer, o novo documento será publicado nos canais de comunicação da Finlândia.

 

Histórico de versões:

  • 1.0 – 07/01/2022 – Primeira Versão
  • 2.0 – 31/10/2022 – Segunda Versão