Publicado por Finlândia Seguros

Os 5 principais benefícios do Seguro Fiança Locatícia

Alugar um imóvel, seja residencial ou comercial, nem sempre é um processo simples. Muitas vezes a burocracia é tão grande que o locatário perde um tempo precioso até conseguir fechar o negócio e pode ter seus planos comprometidos. Uma das etapas que mais preocupam o futuro inquilino é a garantia locatícia, sempre exigida pelo locador. As opções mais comuns são: fiador e o depósito caução, e ambas podem gerar muita dor de cabeça e até mesmo constrangimentos para quem pretende alugar um imóvel. Uma alternativa que vem ganhando cada vez mais força no mercado é o Seguro Fiança Locatícia, que protege os interesses do proprietário e do inquilino, sem envolver uma terceira pessoa.

O que é o Seguro Fiança Locatícia?

Basicamente, essa é uma modalidade de seguro contratada pelo inquilino para garantir o ressarcimento de encargos ao proprietário em caso de inadimplência e possui prazo vigência igual ao contrato de locação. O Seguro Fiança Locatícia é regulado pela Lei do Inquilinato e suas regras foram estabelecidas pela Resolução nº 202, de 2008, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP)

Quais as vantagens do Seguro Fiança Locatícia?

Existem diversas vantagens de se escolher esse seguro quando for alugar um imóvel, mas separamos as 5 principais para você: 

1)     Dispensa do Fiador ou do Depósito Caução

Quem já passou por isso, sabe o quanto pode ser constrangedor procurar por um fiador para alugar o seu imóvel. Além do incômodo, não é nada fácil encontrar alguém que seja próximo, que possua crédito no mercado e que esteja disposto a arcar com a responsabilidade financeira, caso você não possa arcar com os aluguéis e encargos vencidos. Principalmente num momento como esse, em que todos estão passando por algum desafio e estão inseguros em relação ao futuro. Então, fica muito mais difícil ‘‘convencer’’ alguém a assumir isso para você. 

E não é só isso, existem outras exigências que podem impossibilitar a negociação, mesmo que você tenha encontrado o fiador. Dentre elas estão:

– Ele precisa apresentar mais de um imóvel em seu nome, porque caso seja necessário acioná-lo para honrar os aluguéis não quitados por você, é inconstitucional penhorar o único imóvel dele;

– Se o fiador for casado, o cônjuge deve concordar e também assinar o contrato;

– Caso o fiador seja uma pessoa jurídica, o contrato social deve autorizar que ela seja fiadora e, somente o responsável pela empresa poderá assinar o contrato de locação.

 A outra alternativa mais tradicional de garantia locatícia é o depósito caução. Normalmente, o locador ou a imobiliária exigem um depósito em dinheiro referente a soma de 3 ou mais meses do aluguel do imóvel, o que muitas vezes pode comprometer a renda do futuro inquilino.

Com o Seguro Fiança Locatícia, você não depende da boa vontade de ninguém, já que na prática, a Seguradora se torna o seu fiador, e não precisa desembolsar uma grande quantia para garantir o seu contrato de locação.

 2)     Agilidade na Aprovação

Ao optar pelo Seguro Fiança Locatícia, você deve oferecer todas os documentos e informações solicitados pela corretora. Assim que a análise de crédito é realizada, a aprovação costuma sair em até 48h (caso tudo esteja correto), pois o locador tem o respaldo da seguradora. Dessa forma, você consegue agilizar a negociação do contrato de locação e corre menos risco de ter o imóvel alugado por outro interessado. 

3)     Garantia do Recebimento de Aluguéis Atrasados

Essa é uma vantagem muito significativa, afinal, com a tranquilidade do locador e da imobiliária, a aprovação do seu contrato é praticamente certa. O maior medo dos proprietários de imóveis é a inadimplência, e se você apresenta uma apólice de seguro, ele está resguardado e tem a garantia de que irá receber esses valores.

O seguro cobre aluguéis em atraso, não pagos, multas e encargos, de forma ágil e prática. Mesmo em casos onde o proprietário esteja em processo judicial contra o inquilino, é garantido a ele o pagamento em dia.

 4)     Benefícios Extras

Além das vantagens já citadas, é possível incluir coberturas extras à sua apólice: pagamento de taxas de condomínio e IPTU em atraso, multa por rescisão de contrato de locação, danos ao imóvel, pintura interna e externa, pequenos reparos, assistência 24h, dentre outras.

Lembre-se: quanto mais completo for o seguro, mais segurança para você e mais tranquilidade para o locatário.

5)     Facilidade de pagamento

Caso você não tenha conseguido honrar com o pagamento do aluguel, e o locatário acionar a seguradora para receber os valores em atraso, você pode parcelar o valor total devido. Assim você não precisa arcar com todo o custo de uma vez. Além disso, as seguradoras disponibilizam várias formas de pagamento, seja através de boleto, débito em conta, cartão de crédito e até mesmo diretamente no boleto do aluguel. 

Como esclarecemos nesse texto, essas são apenas algumas das vantagens de se contratar um Seguro Fiança Locatícia. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre essa modalidade, entre em contato com a Finlândia Seguros, nós podemos te ajudar a escolher a melhor garantia para o seu contrato de aluguel.