Publicado por Finlândia Seguros

Como a participação em Licitações contribui para o crescimento da sua empresa

‘‘O que o meu negócio tem a ganhar participando de processos licitatórios?’’ Esta é uma questão bastante comum entre empresários que nunca disputaram uma Licitação e hesitam em participar de uma, pois acreditam que esse é um processo muito burocrático e longo.

Se você se encaixa nesse perfil, saiba que pode estar perdendo muito dinheiro e uma chance de ocupar um lugar de destaque no mercado.

 

Afinal, o que é uma Licitação Pública?

É um processo administrativo previsto na Lei 14.333/21 (em substituição à Lei anterior 8.666/93), para a contratação de serviços ou produtos por órgãos públicos, sejam eles da esfera Federal, Estadual ou Municipal. O órgão interessado em contratar abre um processo formal de concorrência e as empresas interessadas se candidatam.

A Licitação permite uma disputa mais igualitária entre as empresas, garantindo um preço justo e um serviço de qualidade para a Administração Pública. O processo licitatório se inicia através da publicação do edital, que contém todas as informações sobre a licitação, inclusive a sua modalidade. As empresas devem ficar muito atentas a esse item para enviar uma proposta condizente com o documento convocatório.

 

Atualmente, existem 7 modalidades de licitação:

– Concorrência;

– Tomada de preços;

– Concurso;

– Diálogo competitivo;

– Carta convite;

– Leilão;

– Pregão.

 

Quais as vantagens de se participar de um processo licitatório?

Os órgãos públicos são grandes consumidores e estão sempre adquirindo novos insumos e contratando serviços, por isso, essa pode ser uma grande oportunidade para empresas que se interessam em vender para o Governo. São inúmeras vantagens, mas destacamos algumas que poderão contribuir bastante para o crescimento do seu negócio em 2022.

 

– Grandes quantias envolvidas De acordo com o Portal da Transparência, somente em 2020, foram investidos mais de R$ 54 bilhões em contratações pelo Governo Federal, fora os órgãos estaduais e municipais. Além disso, as contratações públicas movimentam cerca de 12% do Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja, existe muito dinheiro em jogo, e essa pode ser uma oportunidade para aumentar a receita e expandir o seu negócio.

 

– Garantia de recebimento

A inadimplência pode ser um dos maiores inimigos de qualquer negócio, mas no caso de empresas que ganham as Licitações, esse risco é mínimo. Mesmo em momentos de instabilidade econômica, o contrato licitatório garante o pagamento. Inclusive, a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que, antes de qualquer contratação, o órgão comprove a existência de recursos orçamentários e efetue o pagamento em um prazo máximo de 30 dias após a entrega dos produtos ou serviços.

 

– Facilidade e segurança

O processo de venda se torna muito mais simples, já que tudo é regido por um edital. Basta seguir todos os passos para já estar apto a participar. O sistema de pregão eletrônico também trouxe mais facilidade para os interessados na disputa, já que praticamente todas as etapas de cadastro e envio de propostas podem ser realizados virtualmente. Desta forma, os custos de deslocamento, por exemplo, diminuem para quem opta por Licitações fora do seu município ou estado.

Além disso, todo o processo é previsto por Lei e ambas as partes são resguardadas em casos de irregularidades.

 

– Previsibilidade

O edital já prevê todas as necessidades do Governo ao te contratar: quantidade, prazo de entrega, margem de preço, etc. Portanto, você não terá surpresas ao longo do caminho.

Assim, será muito mais fácil se preparar e elaborar um planejamento eficiente, que preveja os custos operacionais, com mão de obra e insumos, bem como a operação do fluxo de caixa no período.

 

– Redução de custos com divulgação

Durante os processos licitatórios, os órgãos públicos estão preocupados basicamente com dois fatores: qualidade e preço. Por isso, sua empresa pode alocar recursos para melhorar a

eficiência do trabalho e se tornar mais competitiva, reduzindo gastos com ações de marketing e publicidade, que são fundamentais para a conquista de clientes privados, mas para esses órgãos não tem influência.

 

– Chance de competir igualitariamente com empresas maiores

Se você possui um pequeno negócio, poderá competir de forma justa com empresas de todos os portes. Inclusive, a Nova Lei de Licitação, traz vantagens exclusivas para Micro e Pequenas Empresas. Por exemplo, em casos de empate de propostas com grandes e médias empresas, as instituições de menor porte serão convocadas. As obrigações administrativas, tributárias e fiscais também são simplificadas.

 

Como participar de Licitações?

Agora que você conhece as principais vantagens de se participar de uma Licitação, é importante saber o que é preciso para entrar nesse mercado.

Os primeiros passos são: regularizar a sua empresa e buscar por editais que sejam relevantes para o seu ramo de atuação. Existem dezenas de plataformas que podem te ajudar nesta busca, assim você consegue filtrar o que realmente tem sentido para o seu negócio. Após essa etapa, você deve organizar os documentos solicitados e acompanhar as citações dos órgãos para não perder os prazos.

Um dos documentos que devem ser apresentados ao se inscrever no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), é a prestação de garantia. E uma das melhores alternativas para comprovar que sua empresa será capaz de cumprir o contrato perante a Administração Pública, é o Seguro Garantia.

 

Benefícios do Seguro Garantia nas Licitações

– Menor custo quando comparado a outras garantias;

– Proteção de ambas as partes (licitante e Administração Pública);

– Pode ser contratado por qualquer empresa, independente do porte ou ramo de atuação;

– Agilidade na contratação.

 

Esperamos que esse texto te ajude a entender mais sobre esse mercado e como ele pode alavancar os seus resultados e multiplicar a sua rentabilidade. Quer saber mais sobre os processos de Licitação? Entre em contato com nosso time de especialistas, nós poderemos te ajudar!