Inteligência artificial, ChatGPT, Alexa, Internet das Coisas, realidade virtual, todos esses avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e não é diferente para as empresas. A cada momento surgem novos conceitos e tecnologias para simplificar, modificar e melhorar o cenário atual.
Você já ouviu falar do termo Insurtechs? Nesse artigo você vai entender o que é esse novo conceito e como elas estão impactando o mercado de seguros e possíveis implicações para o futuro.
O que são Insurtechs?
O nome, Insurtechs, proveniente do Inglês, reúne as palavras “seguro” e “tecnologia”. São empresas da área de tecnologia que possuem a proposta de trazer soluções inovadoras para transformar o setor de seguros.
Essas empresas nasceram da necessidade de trazer mais modernidade e personalização para a construção de propostas de seguros.
Como funcionam as Insurtechs?
Assim como os aplicativos Uber, Ifood entre outros, que prestam serviços por meio de aplicativos digitais, as Insurtechs também permitem que seus clientes façam simulações, contratações e acessem os serviços de seguros diretamente em seus celulares.
Outro fator que tem chamado bastante atenção, são os modelos de seguro sob demanda e baseados no uso individual de cada cliente. Essa possibilidade ocorre devido a profunda análise de dados feita com a tecnologia big data, que consegue avaliar o comportamento do cliente, seu perfil de risco e suas preferências.
Como as Insurtechs impactam o mercado de seguros?
As Insurtechs estão revolucionando o mercado de seguros atual, trazendo coberturas mais personalizadas e flexíveis, como por exemplo, as pré-pagas, que se baseiam nas necessidades momentâneas dos clientes, entregando de forma pontual as apólices.
Muitas seguradoras e corretoras de seguros já estão adotando as inovações das Insurtechs em suas operações. Esse é um movimento que tem ganhado força e vem trazendo benefícios significativos para o mercado como um todo.
Alguns exemplos são:
- Tornar os processos mais objetivos e menos burocráticos;
- Fazer uso de dados para tomar decisões e ofertar melhores propostas para os clientes;
- Utilizar inteligência artificial para avaliar riscos com mais eficiência;
- Digitalizar os processos e oferecer a possibilidade de contratações e acompanhamento de forma digital.
Apesar das facilidades proporcionadas pelas Insurtechs, é imprescindível ter cautela ao contratar um seguro de forma 100% virtual. Verificar a procedência da corretora é uma prática essencial para garantir a segurança e a tranquilidade do segurado. Ao tomar esse cuidado, o cliente pode ter a certeza de que está fazendo uma escolha consciente e responsável, desfrutando dos benefícios das inovações tecnológicas, sem comprometer sua segurança e proteção.
Nós, da Finlândia Seguros, estamos há mais de 14 anos no mercado e temos atuação em todo o país. A digitalização e a inovação são parte fundamental da nossa corretora, que sempre busca entregar as melhores soluções em seguros, de forma ágil e desburocratizada para os nossos clientes.
Quer conhecer mais sobre a Finlândia Seguros e saber qual o melhor seguro para o seu negócio? Entre em contato agora mesmo!