Publicado por Finlândia Seguros

Oportunidades em meio à crise do Coronavírus

O mundo não estava preparado para os últimos acontecimentos, o surgimento de um vírus como o COVID-19 pegou a todos de surpresa. O que a princípio parecia ser somente uma nova gripe, tem tirado a vida de um número assustador de pessoas e a solução foi fazer o mundo inteiro parar para diminuir o contágio. Pessoas estão em isolamento, muitos negócios estão mudando completamente sua forma de trabalho e alguns estão fechando suas portas por um tempo indeterminado. A economia já está sofrendo e muitos empresários estão inseguros e completamente perdidos sobre qual rumo devem tomar para manter os negócios ativos.

Então você deve estar se perguntando, será que existem realmente oportunidades em uma crise como esta? A resposta é: SIM. Períodos de incerteza e instabilidade nos fazem enxergar além do óbvio e agir sob uma nova ótica.

Inovação e tecnologia

A tecnologia pode ser, para muitos negócios, a única forma de manter seus clientes ativos durante esta crise. Por isso, pesquise, estude e conheça outras soluções e inovações ofertadas para o seu mercado. Este momento nos faz enxergar que é necessário apostar no novo e sair do lugar comum, o mundo não será mais o mesmo depois dessa pandemia. Aproveite a oportunidade para ser mais criativo e busque por soluções que ajudarão a sua empresa a inovar e crescer com mais segurança.

Comunicação

A internet veio para mudar a forma de comunicação e relacionamento entre empresa/cliente. Se você já tem um comunicação forte na rede, intensifique-a. Se você ainda não tem, você está atrasado e perdendo grandes oportunidades de mostrar o valor do seu negócio e se manter vivo na mente do seu cliente.

A melhor hora pra reduzir custo

Este é um momento fundamental para olhar para dentro do seu negócio e avaliar sua saúde financeira e quais investimentos realmente valem a pena. Agora é hora de ser cauteloso e alocar recursos para os setores vitais da sua empresa. Quais gastos são de fato necessários? Quais posso cortar ou reduzir? Quais as melhores estratégias para economizar sem perder valor? Essas são respostas que farão com que sua empresa economize, faça escolhas mais assertivas e ganhe tempo caso este cenário se prolongue.

Mais tempo para analisar propostas

Um ganho muito importante neste momento é ter mais tempo. E ter mais tempo no mundo dos negócios significa muito. Agora é possível analisar as propostas e oportunidades com calma. Sem tanta pressão, é possível comparar criteriosamente quais os prós e os contras, e decidir o que realmente trará benefícios para sua empresa.

Melhores negociações

Toda empresa precisa, mais do que nunca, vender para manter-se de pé. Por isso, muitas oportunidades surgirão. Então, aproveite para negociar preços, prazos e melhores condições de pagamento, tanto nas suas aquisições quanto na venda dos seus produtos ou serviços.

União e Solidariedade

A esta altura, já está nítido que essa batalha não será vencida individualmente. A união de todos os setores da sociedade é fundamental, e você como empresa, não está de fora. Que tal estimular seus colaboradores a sugerir e participar de ações que façam a diferença para sua cidade ou estado? Você pode ajudar patrocinando alguma causa ou doando ativos (dinheiro, alimentos, equipamentos, materiais, etc). Só não use isso de forma oportunista, se envolva em ações que tenham sentido para você.