No momento de contratar um seguro, fica sempre a dúvida de quem procurar: a corretora ou a seguradora? Para entender melhor, é preciso saber quem é a SUSEP. A Superintendência de Seguros Privados é o órgão, vinculada ao Ministério da Fazenda, que supervisiona, controla, fiscaliza e estimula o setor de seguros em todas as suas modalidades.
Portanto, corretoras são empresas autorizadas pela SUSEP para comercializar seguros e que fazem a mediação de toda negociação. Por meio dela é possível contratar um seguro, fazer alterações na apólice, acrescentar ou excluir coberturas. É a corretora que auxilia na escolha do seguro compatível com o perfil e as necessidades, no intuito de evitar custos desnecessários relacionados a coberturas que não serão utilizadas.
Seguradoras são empresas responsáveis por disponibilizar os seguros no mercado, ou seja, são elas que assumem o risco e arcam com o prejuízo conforme previsto na apólice, em caso de sinistro.
Qual a importância de escolher uma corretora autorizada pela SUSEP?
Saber se a corretora de seguros que você está negociando é cadastrada na SUSEP é de extrema importância, pois ela é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o mercado corretor. Com isso, contratar uma corretora regulamentada é importante para certificar a qualidade dos serviços e o cumprimento das obrigações e valores da categoria
E como saber se uma corretora ou seguradora é autorizada pela SUSEP?
1º Acessar o site da SUSEP.
2º Do lado esquerdo clicar em “Serviços ao Cidadão”
3º Clicar em “Consulta ao Cadastro de Corretores”
Com esses esclarecimentos fica mais fácil saber por onde começar na hora de contratar um seguro.