Nosso FAQ

Para contratar um seguro, seja qual for a modalidade, a presença de uma corretora autorizada pela SUSEP é necessária, pois são elas que fazem a mediação entre segurados e seguradoras. Além disso, a corretora oferece todo suporte de consultoria e acompanhamento necessário durante a vigência da apólice.

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia.

Contratar um seguro de uma empresa que está de acordo com as normas da SUSEP e é recomendada pelo órgão, resguarda o cliente e dá a garantia de um processo sério e tranquilo.

Corretoras são empresas autorizadas pela SUSEP a comercializar seguros e que fazem a mediação de toda negociação. É por meio dela que é possível contratar um seguro, fazer alterações na apólice, acrescentar ou excluir coberturas. É a corretora que auxilia na escolha do seguro compatível com o perfil e as necessidades, no intuito de evitar custos desnecessários relacionados a coberturas que não serão utilizadas.

Seguradoras são empresas responsáveis por disponibilizar os seguros no mercado, ou seja, são elas que assumem o risco e arcam com o prejuízo conforme previsto na apólice, em caso de sinistro.

Existem alguns pontos que devem ser considerados antes da escolha:

  1. Qualidade e agilidade no atendimento: se você busca um seguro, provavelmente terá urgência. Em todas as pesquisas de pós-venda e satisfação de clientes a Finlândia se sobressai e supera seus concorrentes no quesito atendimento. Desde que o setor de Inteligência de Dados iniciou suas atividades, a quantidade de elogios não para de crescer e hoje temos uma nota que se enquadra nos padrões de excelência.
  2. Reputação: há 10 anos no mercado, a Finlândia já emitiu mais de 550 mil apólices e possui clientes de vários portes e mercados. Esses dados podem ser confirmados no ponto anterior, que diz respeito à qualidade do atendimento e na certificação da GPTW concedida à corretora que a pontua para concorrer entre as melhores empresas para se trabalhar.
  3. Qualificação da equipe: a Finlândia possui uma equipe qualificada com expertise em seguro garantia nas diversas modalidades, que muito além de vender, prestam uma consultoria personalizada a cada cliente.
  4. Produto de Excelência: a Finlândia comercializa as modalidades de seguros da Pottencial Seguradora, empresa líder de mercado em seguro garantia nos anos de 2017 e 2018 e classificada A segundo a Fitch Ratings, que avalia as condições de um emissor em honrar seus compromissos financeiros.
  5. Cobertura e Abrangência: a Finlândia possui hoje 14 escritórios distribuídos em várias regiões do Brasil com uma capacidade de atender todo o território nacional.

Para certificar a qualidade dos corretores de seguros e garantir o cumprimento das obrigações e valores da categoria, a Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros) emite um certificado que comprova o bom conceito da empresa perante o consumidor.

Para solicitar uma cotação basta preencher o formulário.

Contrato firmado entre a seguradora e o tomador (contratado), em que o tomador se coloca como responsável caso seja necessário arcar com qualquer prejuízo por ele gerado. Esse acordo é aplicado em todos os contratos cobertos por apólices de Seguro Garantia emitidos por essa seguradora.

O contrato de contragarantia é firmado entre a seguradora e o tomador (contratado), portanto são os responsáveis por assiná-lo.

A apólice é o documento emitido pela seguradora que formaliza a aceitação e o início da cobertura. Nela estão discriminados: as condições, a cobertura, a garantia contratada, o prêmio (comissão do corretor), os valores, os prazos, entre outros.

O endosso, também conhecido como aditivo de contrato, é o documento no qual são definidas as alterações na apólice de seguro quando necessário. Ou seja, durante a vigência pode ocorrer alguma necessidade de alteração que são formalizadas por meio desse documento.

Em suma, o resseguro é seguro das seguradoras, ou seja, utilizado por companhias seguradoras para reduzir os seus riscos.

Além das partes envolvidas, o principal diferencial entre a fiança bancária e seguro garantia é que enquanto o primeiro só assegura arcar com o valor prometido em contrato, o segundo antes negocia a entrega do contrato antes de arcar. Abaixo outras diferenças da Fiança Bancária e do Seguro Garantia

FATOR FIANÇA BANCÁRIA SEGURO GARANTIA
Partes Envolvidas Banco (fiador) + Afiançado (contratado) + Credor (contratante) Seguradora (garantidor) + Tomador (contratado) + Segurado (contratante)
Como funciona no caso do descumprimento de contrato O Fiador não tenta negociar a execução do contrato, apenas arca com os custos envolvidos. A Seguradora tenta negociar a execução do contrato. Caso não obtenha sucesso, realiza o pagamento da quantia negociada.
Prazos de vigência A carta de Fiança normalmente é adquirida por 360 dias, podendo haver possibilidade de renovação. Contratado durante todo o tempo de duração do contrato, com limites de 5 anos, e admite renovação.
É aceito para licitações públicas leis 8666/93 e 8883/94 Sim Sim
Garantias para emissão Exige garantia através de nota promissória, títulos, investimentos, hipoteca ou alienação fiduciária, além de seguro dos bens dados em garantia. Não exige.
Custo de emissão Em torno de 3% e 5 %, dependendo das garantias que a empresa oferecer. Em torno de 0,5% a 3,5%, dependendo dos fatores de risco da empresa.

É valor máximo pelo qual a Seguradora se responsabilizará perante o segurado, em função do pagamento de indenização.

Importância devida pelo tomador à seguradora em função da cobertura do seguro. Esse valor deve constar da apólice ou do endosso.

O Tomador deverá enviar à Seguradora toda documentação relativa a informações de caráter financeiro, técnico e societário, sempre que houver alteração, sendo que, no caso dos Balanços Econômicos/Financeiros, estes deverão ser encaminhados anualmente.

Todos os sócios da empresa precisam assinar o contrato CCG é as vias devem ser autenticadas?

  1. Acessar o site da SUSEP
  2. Do lado esquerdo clicar em “Serviços ao Cidadão”
  3. Clicar em “Consulta de Apólice de Seguro Garantia”
  4. Na pesquisa informar o Nº de documento, que consta no final da primeira página da apólice.

Documentos Empresa:

  • Ato constitutivo (Contrato ou Estatuto Social com as respectivas alterações);
  • Balanço dos 3 últimos anos assinado (via ativo, passivo e Demonstração do Resultado do Exercício – DRE);
  • Ata de eleição da Diretoria e boletim de subscrição com composição acionária (caso a natureza jurídica da empresa seja S.A.).

Documentos das Pessoas Físicas (Sócios/Diretores/Procuradores/Avalistas):

  • Cópia de Identidade e CPF – validade de 9 anos;
  • Cópia de Identidade e CPF do cônjuge, caso haja – validade de 9 anos;
  • Imposto de Renda completo Exercício 2018 – somente dos sócios e avalistas.

Caso necessite de mais informações, fale conosco pelo telefone 0800 602 7688.

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